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Léo Jardim celebra bom desempenhocomo analisar futebol virtual sportingbetretorno ao Brasil: 'Ano de afirmação'

A temporada para Léo Jardim foi a primeiracomo analisar futebol virtual sportingbetque o goleiro teve sequência no Brasil. Anteriormente, no Grêmio, não conseguiu espaço para atuar

Aos 28 anos, com a titularidade no gol do Vasco, Léo Jardim viveucomo analisar futebol virtual sportingbet2023 o seu melhor ano atuando no futebol brasileiro. É inegável a importância que o goleiro teve na campanha de permanência do time carioca na Série A. Assim, a última temporada ficará marcada na carreira do jogador de Ribeirão Preto,como analisar futebol virtual sportingbetSão Paulo, que tem contrato até o fim de 2025.

Jardim chegou ao Cruz-maltinocomo analisar futebol virtual sportingbetjaneiro deste ano, quando deixou o Lille, da França. Aliás, pelo time europeu, ele ganhou notoriedade, afinal, esteve nos títulos do Campeonato Francês 20/21 e da Supercopa da Françacomo analisar futebol virtual sportingbet2023. Mas, no Brasil, a temporada serviu para os torcedores realmente conhecerem o jogador, que vê 2023 como o ano de afirmação.

"Muito feliz pelo desempenho pessoal, mas o que me deixou mais contente foi o desempenho coletivo. Tivemos um começo de Brasileiro bem difícil, mas conseguimos no segundo turno reverter a situação e provamos ser capazes de conseguir coisas maiores. Estou muito feliz por isso. E com certeza esse foi um ano de afirmação para mim", disse para a "VascoTV" nesta quinta-feira (21).

Revelado pelo Grêmio, Jardim esteve no elenco campeão da Copa do Brasil de 2023. Na ocasião, era o reserva imediato de Marcelo Grohe. Já no ano seguinte, na conquista da Libertadores, tinha também a concorrência de Paulo Victor. Assim, teve poucas oportunidades pelo time gaúcho.

Em julho de 2023 foi emprestado e, posteriormente, vendido ao Rio Ave, de Portugal. Jácomo analisar futebol virtual sportingbetjulho do ano seguinte, o Lille comprou o brasileiro. Mas, antes de dar oportunidades emcomo analisar futebol virtual sportingbetbaliza, o emprestou para o Boavista, também de Portugal. Um pouco menos de um ano depois, retornou à França.

A posição de goleiro do Vasco teve, durante toda a história do clube, grandes nomes, como Barbosa, Mazarópi, Acácio, Carlos Germano e Fernando Prass. Assim, Léo Jardim sabe a responsabilidade que carregacomo analisar futebol virtual sportingbetdefender a meta vascaína. Mas, para ter grandes atuações pelo Gigante da Colina, conta com a torcida que, segundo ele, é uma grande motivação aos jogadores.

"Tem sido muito bacana. Eu considero uma grande responsabilidade representar a camisa 1 do Vasco. Uma camisa que tantos goleiros gostariam de vestir. Eu sei da responsabilidade que carrego, da paixão dos torcedores, então fico muito feliz por poder ajudar a equipe e representar bem uma camisa tão grandiosa", explicou.

"O apoio da torcida é um fator muito positivo. Dentro de casa, não preciso nem dizer como foi importante a torcida estar do nosso lado, sempre apoiando. Mas o que mais me surpreendeu foram os jogos fora de casa. A torcida sempre esteve presentecomo analisar futebol virtual sportingbetgrande número, sempre lotava o espaço visitante dos estádios. Com certeza é uma motivação a mais para nós", completou.

A importância de Léo Jardim para a temporada de 2023 do Vasco é exemplificada nos números delecomo analisar futebol virtual sportingbetjogos. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, jogou todas as partidas. No total, disputou 47 jogos. Nestes, não sofreu golcomo analisar futebol virtual sportingbet14.

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Jogo eletrônico de futebol é um jogo eletrônico de PC, arcade, videogame, e mais recentemente smartphones, que simula uma partida de futebol.

Jogos do tipo manager são aqueles que o player gerencia um clube, podendo ser dirigente, técnico e até jornalista.

Mais recentemente, começaram a aparecer os primeiros Fantasy Games de futebol, como o Cartola FC.[1]

Década de 1970 e os Primeiros Jogos [ editar | editar código-fonte ]

Aquele que é considerado o primeiro jogo de futebol da história dos videogames foi Soccer, lançadocomo analisar futebol virtual sportingbet1973 pela japonesa Taito.

Criado por Tomohiro Nishikado, o jogo foi lançado para fliperama, com muitas limitações.

O jogador podia controlar apenas dois jogadores (representados por bastões verticais), que emulavam o atacante e o goleiro, tocando a bola sobre uma superfície verde que era o mais próximo de um gramado para os gráficos da época.

Era possível variar a direção e a velocidade dos "chutes".

Para isso, bastava tocar a "bola"como analisar futebol virtual sportingbetdiferentes pontos do bastão que simbolizava os jogadores.

Quem marcasse nove gols primeiro vencia.[2]

Antes de Soccer, já havia um jogo com a palavra "Soccer"como analisar futebol virtual sportingbetseu nome.

Crown Soccer Special, porém, era um pinball, e não um jogo de futebol.

Depois de Soccer, somentecomo analisar futebol virtual sportingbet1977 outro jogo do gênero viria a ser lançado.

Futebol do Telejogo I, da Philco, com 3 jogadores, ainda era muito parecido com Soccer.

Um ano mais tarde, veio o sucessor: Futebol do Telejogo II trazia 2 jogadores, sendo 1 goleiro, e mais parecida uma partida de futebol de totó

Em 1979, Intellivision Soccer - também chamado de NASL Soccer - foi criado pela Mattel para o console Intellivision.

Ele é considerado o primeiro jogo eletrônico de futebol para consoles, uma vez que ele foi o primeiro a, de fato, levar para a tela da TV algo mais parecido com o que era uma partida de futebol.

[3] O ponto de vista isométrico e o campo com scrolling criados pelo jogo dominariam os games de futebol a partir dos anos 90.

Aindacomo analisar futebol virtual sportingbet1979, o jogo "Hockey!/Soccer!", lançado pela Magnavox para o console Odyssey².

Como o nome sugere, o jogo era um combo que trazia futebol e hóquei na mesma fita.[4]

Década de 1980 [ editar | editar código-fonte ]

A partir dos anos 80 o futebol se tornou um tema recorrente nos jogos eletrônicos, com dezenas de títulos lançados todos os anos.

Os consoles Atari, Commodore 64 e arcade foram o grande palco onde desembarcaram os jogos durante esta década.

Porém, a maioria dos títulos ainda trazia a visão com um scroll vertical e visão aérea.

A década começou com o lançamento de Atari Soccer,como analisar futebol virtual sportingbet1980, para o console Atari 2600.

Os gráficos eram simples, mas caprichados para a época, já sendo possível notar a movimentação de pernas dos jogadores.

Aindacomo analisar futebol virtual sportingbet1980, aquele que parece ser o primeiro (e por enquanto único) videogame de totó da história.

Futebol Eletrônico, conhecido como Electronic Table Soccer nos EUA e Electronic Table Football na Europa, chegou ao Brasil somentecomo analisar futebol virtual sportingbet1983.

Em 1982, Football Manager, do console ZX Spectrum Sinclair iniciou um novo gênero de jogo de computador, a simulação do gerenciamento de futebol.

Tambémcomo analisar futebol virtual sportingbet1982, Pelé's Soccer, para Atari 2600, tornou-se o primeiro jogo do gênero patrocinado por um garoto-propaganda.

Embora o game seja colorido, os gráficos de Pelé's Soccer são bem simples e os jogadores (três de cada lado do campo) parecem pontos com cores diferentes na tela.[4]

Pelé deu o pontapé inicial, mas não foi o único a assinar um game.

O astro inglês Glen Hoddle ("Glen Hoodle Soccer", 1985, para Amstrad CPC) e o craque alemão Lothar Matthäus ("Lothar Matthäus - Die Interaktive Fußballsimulation",como analisar futebol virtual sportingbet1993, para Amiga e DOS, e depois "Lothar Matthäus Super Soccer",como analisar futebol virtual sportingbet1995, para SNES) são dois exemplos de destaque.

Outros nomes, como os britânicos Gary Lineker e Peter Beardsley e o espanhol Emilio Butragueño, também ganharam jogos com seus nomes.[4]

Aindacomo analisar futebol virtual sportingbet1982, Soccer Raupisoft surgiu sem a visão por cima dos jogadores e oferecendo uma profundidade parecida com os gráficos 3D.

Os jogadores possuíam detalhes maiores e eram coloridos.

Um ano mais tarde, International Soccer (que recebeu versões não-oficiaiscomo analisar futebol virtual sportingbetvários territórios, com títulos diferentes), para o Commodore 64, inovou ao trazer nove níveis de dificuldade contra o computador e a possibilidade de dois gamers jogarem no mesmo time.

Neste game, os jogadores tinham traços mais realistas e, ainda que a jogabilidade pareça estranha hojecomo analisar futebol virtual sportingbetdia, era um notável avanço para a época.[3]

World Cup, para Commodore 64, lançadocomo analisar futebol virtual sportingbet1984 foi o primeiro a fazer referência a Copa do Mundo no seu título.

Tehkan World Cup, posteriormente conhecido como "Tecmo Cup", lançado para arcadecomo analisar futebol virtual sportingbet1985, foi o primeiro game que conseguiu produzir algo que lembrasse vagamente um jogo de futebol.

Sua jogabilidade vertical conseguiu tirar os primeiros gritos de gol da garganta dos gamers ao redor do mundo.

O game colocava dois jogadores frente a frente,como analisar futebol virtual sportingbetum gabinete com tela horizontal.

A visão de jogo era superior e o controle dos jogadores se dava por meio de uma trackball.[3]

Aindacomo analisar futebol virtual sportingbet1985, Konami's Soccer, lançado para o computador MSX, da Microsoft, foi o primeiro jogo do gênero lançado pela Konami.

Uma curiosidade deste jogo, é que todos os jogadores tinham bigode.

1986 trouxe o primeiro jogo oficial licenciado de Copa do Mundo.

World Cup Carnival, da britânica US Gold, para os consoles Amstrad CPC, Commodore 64 e ZX Spectrum.

Aindacomo analisar futebol virtual sportingbet1986, o obscuro Peter Shilton's Handball Maradona foi lançado para Amstrad CPC, Commodore 64 e ZX Spectrum.

Ao contrário do que o título pode dar a entender, não se trata de um jogo de handball, mas sim de um game de futebol no qual se controla um goleiro.

A missão do jogador é, claro, evitar gols e melhorar as habilidades do personagem controlado - o próprio Peter Shilton, ex-goleiro da seleção inglesa da Copa do Mundo de 1986, que ficou famoso ao levar um gol de mão (daí o "Handball do título) do craque argentino Diego Maradona.

O jogo foi desenvolvido por uma produtora britânica.[5]

Em 1987, Great Soccer (conhecido por Super Futebol no Brasil), inaugurou a era 8 bits e foi um dos jogos mais vendidos da plataforma.

Com um botão a mais do que seus antecessores, as coisas começaram a ficar mais interessante, como o fato de botões separados para passes rasteiros e altos.

1988 trouxe ao mercado Emlyn Hughes International Soccer, para computadores.

O jogo foi um dos mais desenvolvidos decomo analisar futebol virtual sportingbetépoca, com diferenciação de passe, drible e chute.

Ainda era possível editar os nomes dos jogadores e uniformes das equipes.[6]

Goal! (NES, Jaleco, 1989), foi o pioneirocomo analisar futebol virtual sportingbetalguns aspectos: era possível regular quanto tempo duraria o jogo, faltas e impedimentos eram pela primeira vez adicionados ao jogo (e o juiz a maioria das vezes errava nas marcações) e um dos primeiros a incluir o cara-ou-coroa inicial, com a possibilidade de escolher bola ou campo.

Encerrando a década, World Cup Italia '90, da US Gold (conhecido no Brasil como Sega Soccer, de 1989, lançado para Master System e Mega Drive), o primeiro a permitir a seleção de jogadores antes de entrarcomo analisar futebol virtual sportingbetcampo e a trazer o goleiro controlado pelo jogador.

Além disso, ele trouxe como inovação a mudança de câmera quando dos chutes a gol, para que o player pudesse visualizar a bola entrando ou não na rede.

Outras coisas interessantes no jogo foram as animações nas cobranças de bola parada ou na comemoração do gol.

Simples telas que faziam a diferença na época.

Porém, nele ainda não havia faltas, nem impedimentos.

Porém, o melhor game de futebol da época é Kick Off, da britânica Anco Software.

Desenvolvido por Dino Dini, um dos maiores entusiastas dos jogos de futebol, a partir de um projeto de Steve Screech (que ficaria a cargo das sequências do jogo depois que Dini deixou a Anco,como analisar futebol virtual sportingbet1992), o game, lançado para os principais computadores domésticos do mercado europeu da época, como o Amiga e o Amstrad CPC, ganhou inúmeros prêmios e até mesmo uma sequência (Super Kick Off, Mega Drive/Super NES/Game Boy, US Gold, 1992).

O game marcou início da individualidade dos jogadores, com diferentes atributos, além de ter sido o primeiro a dar nome aos jogadores, mas retrocedeu no ângulo de visão (ele adotava uma visão do topo)[3].

Porém, com uma jogabilidade ágil e um campo de maiores proporções, ele deteve a supremacia durante alguns anos.

Década de 1990 - Primeiros Gamescomo analisar futebol virtual sportingbet3D e Início da rivalidade "Konami x EA Sports" [ editar | editar código-fonte ]

De 1990 a 1993 - Primeiros "craques fictícios" [ editar | editar código-fonte ]

Na década de 1990, os atletas virtuais ganharam feições idênticas às suas contrapartes reais.

Juízes e torcida foram incorporados.

A tecnologia por trás do game (chamada de engine) incluiu dribles, chutes com efeito, carrinhos e até mesmo as comemorações após um gol.[7]

O primeiro jogo da década, World Championship Soccer (Sega, 1990, Mega Drive), foi baseado na Copa de 1990, e inaugurou a era 16 bits, mas manteve o ângulo de visão superior ao campo.

Super Formation Soccer, da Human, de 1991, trouxe uma visão bastante diferente de outros games de futebol – a câmera traseira afastava-se ou aproximava-se conforme o ataque chegava perto do gol, podendo mostrar o campo inteiro a partir da linha de fundo.

Em 1992, alguns games interessantes foram lançados: Primeiro Super Sidekicks, lançado pela SNK para o seu console, o Neo Geo, já mostra esta melhora gráfica dos anos 90 nos jogos de futebol.

Os jogadores possuem um desenho mais detalhado e o jogo é todo animado, mais estimulante do que outros games.

É possível fazer gols de bicicleta e de outras formas criativas, além de poder dar carrinhos, empurrões e até faltas mais violentas graças à jogabilidade de estilo puramente arcade.

Sem licenças oficiais, o jogo foi um sucesso também nos fliperamas e, a partir da terceira versão, já trazia alguns jogadores com nomes fictícios, mas bem parecidos com seu nome de verdade, como Roman, que deveria ser o Romário.

Depois, Sensible Soccer, da Sensible Software, diminuiu as mecânicas principais do futebol aos seus elementos mais puros, trazendo uma jogabilidade interessante para os aficcionados.

Foi o primeiro a desafiar a supremacia do Kick Off (apesar de apresentar jogabilidade praticamente idêntica ao mesmo), graças ao novo conceito de ligas, com um total de 168 equipes.

Versões futuras deste game, como "Sensible World of Soccer", de 1994, inovaram ao trazer um modo carreira e equipes dos seis continentes.

Em 2017, "Sensible World of Soccer" foi eleito o melhor jogo eletrônico de futebol de todos os tempos pela revista inglesa Four-Four-Two, que fez o seguinte comentário: "A escolha de Sensible World of Soccercomo analisar futebol virtual sportingbetprimeiro no lugar de PES e FIFA Soccer é que, ao contrário dos outros, que precisaram de anos de evolução, o Sensible trouxe uma evolução incrível.

Mais de 24 mil jogadores e 1,5 mil times estavam na base de dados desse jogo de Mega Drive".[6]

Aindacomo analisar futebol virtual sportingbet1992, Championship Manager, criada por Paul e Oliver Collyer da Sports Interactive, iniciou uma série de jogos de simulação do gerenciamento de futebol que vive até os dias atuais, embora sob o novo nome de Football Manager depois que a Eidos Interactive (atual Square Enix Europe) desfez a parceria com a SI e ficou com os direitos da série (a SI manteve o código-fonte e encontrou uma nova distribuidora, a Sega, para dar continuidade à série sob o novo nome; a Eidos continuou a fazer jogos com o título Championship Manager, porém sem o mesmo sucesso de público ou crítica).

Tambémcomo analisar futebol virtual sportingbet1992 tem-se o lançamento do segundo jogo eletrônico de futebol lançado pela Konami, trazendo ainda mais expertise para empresacomo analisar futebol virtual sportingbetjogos deste gênero (o que faria diferença 10 anos depois).

Konami Hyper Soccer foi lançado para o Nintendinho.

Ele trazia um visual bastante detalhado, considerando as capacidades do console 8-bits.

Havia ainda requintes como a bola aumentar de tamanho conforme era chutada para o alto.[3]

No mesmo ano tem ainda Tecmo World Cup 92, aparentemente o primeiro a conter cartões amarelos e vermelhos.

Continuando no ano de 1992, "Striker" foi lançado para os principais sistemas da época.

Ele era um game de futebol com scroll horizontal.

Ao contrário de jogos como "Sensible Soccer", a câmera era posicionada como se estiver sobre um dos gols, dando uma falsa sensação de 3D.

O visual do jogo era detalhado e ele também contava com outras modalidades do esporte, como futebol de salão.[3]

Por fim, 1992 marca ainda o lançamento de World Trophy Soccer (Virgin Interactive/Krisalis Software, para Mega Drive; conhecido como European Club Soccer na Europa e contendo apenas os principais clubes desse continente), o primeiro a conter um craque fictício de renome: Jose Argot.

Ele também foi um dos primeiros a permitir a possibilidade de editar os uniformes das equipes.

Tanto camisa, quanto meiões e calções.

O jogo trocava quando uma (ou mais) dessas partes era repetida entre os timescomo analisar futebol virtual sportingbetcampo.

Ou seja, dois times de meião da mesma cor, nem pensar! Além disso, ele foi o primeiro com a opção de substituição de jogadores e o primeiro no qual foram colocados números às costas das camisas dos jogadores.

Tony Meola's Sidekick Soccer (ElectroBrain, SNES, 1993) tinha placas a beira do campo com patrocínios reais.

Além disso, ele foi o primeiro a usar uma câmera traseira, dentro do campo, que girava constantemente para que o time que estava atacando ficasse sempre de frente para a meta.

Ele foi produzido utilizando os efeitos gráficos provenientes do Mode 7 do console da Nintendo - que simulava uma sensação de movimentoscomo analisar futebol virtual sportingbet3D.

Foi trazido para o mercado latino-americano com o nome de Super Copa.

Já no Japão, o título foi batizado de "Ramos Rui no World Wide Soccer",como analisar futebol virtual sportingbethomenagem ao brasileiro naturalizado japonês, Ruy Ramos.[5]

1993-1994: Início da rivalidade "Konami x EA Sports" [ editar | editar código-fonte ]

O ano de 1993 é marcado pelo início da série FIFA International Soccer - franquia de sucesso produzida pela Eletronic Arts que se mantém como referênciacomo analisar futebol virtual sportingbetgames de futebol até hoje.

Fifa 94, baseado nas Eliminatórias da Copa de 1994, foi lançado para Mega Drive e SNES.

Ele rompeu a era de jogos de 16 bits, resgatando a câmera isométrica do Intellivision Soccer, e sendo o primeiro a ter uma licença oficial da entidade mundial do futebol.

1994 foi um ano que trouxe bons lançamentos.

Um deles é Pelé II: World Tournament Soccer, para Mega Drive.

Esse não foi o primeiro game a levar o nome de Pelé: a primazia coube a "Pelé's Soccer", lançado para Atari.

E, mesmo no Mega Drive, houve outro jogo que usou o nome do Rei do Futebol, "Pelé!", de 1993.

Ainda assim, "Pelé II: World Tournament Soccer" foi o mais conhecido deles.

O jogo tinha uma estranha característica de que a arbitragem possuía uma interpretação "própria" da regra do jogo e a jogabilidade bastante travada.

Não obteve muito sucesso.[5]

Outro bom jogo de 1994 é World Championship Soccer 2, jogo de Mega Drive que foi pouco vendido na época de seu lançamento.

Na década de 2010, porém, este jogo acabou virando uma febre entre os "adoradores de antiguidade" depois que foi divulgado que Jon Hare (um dos mais famosos desenvolvedores de jogos de futebol) participou da criação do jogo.[6]

Virtua Striker, também de 1994, para arcades, foi um dos inovou com os seus Passes longos, passes curtos, chutes diferenciados, e desarmes.

Jogado na horizontal (um dos primeiros a fazer isso), o jogo dava essas opções e ainda contava com 18 seleções mundiais jogáveis.[6]

Aindacomo analisar futebol virtual sportingbet1994, a produtora japonesa Jaleco lança World PK Soccer, que vemcomo analisar futebol virtual sportingbetuma máquina de fliperama no mínimo inusitada, que simula uma cobrança de pênaltis, no qual o jogador deve chutar um objetocomo analisar futebol virtual sportingbetformato de bola.[8]

Tambémcomo analisar futebol virtual sportingbet1994, a Konami lançou aquele que é considerado o melhor jogo de futebol 2D de todos os tempos.

International Superstar Soccer trouxe várias inovações para a época:

Fisionomia dos jogadores: Primeiro jogocomo analisar futebol virtual sportingbetque se foi possível reconhecer os jogadores pela fisionomia.

Atributos como estilo de cabelo e cor da pele só passariam ser diferenciadoscomo analisar futebol virtual sportingbetoutras franquias a partir da geração 32 bits.

Narração: primeiro videogame de futebol a incluir comentárioscomo analisar futebol virtual sportingbetáudio que fossem além do grito do gol.

Scenario Mode: A partida começa com o jogo jácomo analisar futebol virtual sportingbetandamento.

Assim, são apresentadas várias situações adversascomo analisar futebol virtual sportingbetque o jogador deve conseguir a vitória para completar.

Este jogo definiu a jogabilidade dos games seguintes, além do campo de visão lateral.

Nesta época, porém, os games ainda não tinham a licença da FIFPro (entidade que representa os jogadores profissionais.

), e por isso os nomes dos jogadores eram fictícios.

Até hoje, nomes como Janco Tianno, Rico Salazar, Tito Mancuso, Roberto Favaro, H.

van Smeiter e Jose Pasualdo (todos do FIFA 94) e Allejo, Gomes, Beranco, Carboni, Galfano, Murillo (International Superstar Soccer) são inesquecíveis aos gamers dessa época.

Com o sucesso de Fifa 94, a EA Sports não demorou para lançar Fifa 95, o primeiro da série a contar com clubes, inclusive as novatas equipes brasileiras nos gramados virtuais.

O sucesso de International Superstar Soccer fez com que surgissem até versões crackeadas, como Campeonato Brasileiro 95, só com equipes brasileiras.

Por isso, pode-se dizer que ele se tornou o primeiro game de futebol a ter versões hackeadas realmente bem sucedidas.

Em 1996, a Konami lança o sucessor de International Superstar Soccer.

International Superstar Soccer Deluxe fez tanto sucesso quanto seu antecessor.

Em 1997, a EA lançou FIFA 98, que foi o primeiro jogo do gênero com uma trilha-sonora.

Depois dele, este item se tornou peça importante dos jogos.

Desde então, a EA tem uma divisão própriacomo analisar futebol virtual sportingbetLos Angeles, chamada EA Trax, responsável apenas por selecionar as canções que vão embalar o jogador durante as partidas.

O ano de 1998 marca o lançamento de International Superstar Soccer 64, da Konami, com jogadorescomo analisar futebol virtual sportingbet3D, e World Cup 98, o primeiro jogo da EA dedicado às Copas do Mundo.

Ele iniciou uma tendência caça-níqueis da EA Sports: A cada ano de Copa ou de Eurocopa, os gamers são agraciados com novos jogos exclusivos para estes torneios.

Outros títulos além de "FIFA x International Superstar Soccer" [ editar | editar código-fonte ]

As franquias FIFA International Soccer e International Superstar Soccer fizeram com que, desde então, até os dias atuais, Konami e EA Sports passassem a dominar o mercado de jogos de futebol.

Por isso, títulos interessantes, seja no aspecto técnico, seja no aspecto de diversão, passaram quase que despercebidos nesta década[4].

Entre os títulos de destaque, estão:

Década de 2000 - Febre "Winning Eleven" e os primeiros "Simuladores de Futebol" [ editar | editar código-fonte ]

A Década de 2000 se inicia com o surgimento do PlayStation.

O console da Sony tornou-se o mais vendido da história e não houve jogo de futebol mais popular para ele que o Winning Eleven, franquia da Konami que se tornaria antecessora do PES.[7]

O primeiro Pro Evolution Soccer (conhecido como Winning Eleven 5 nos mercados japonês e norte-americano), trazia modeloscomo analisar futebol virtual sportingbet3D dos jogadores e uma jogabilidade até então nunca vista, bastante fluida e fácil de se adaptar.

Winning Eleven 5 foi um marco, e iniciou a chamada "febre Winning Eleven", que se alastraria durante toda uma década.

De 2000 a 2010, a Konami dominou o mercado.

O problema era que a EA Sports apostava somentecomo analisar futebol virtual sportingbetgráficos realistas, mas perdia muitocomo analisar futebol virtual sportingbetjogabilidade.

A Konami, porcomo analisar futebol virtual sportingbetvez, sufocavacomo analisar futebol virtual sportingbetrival com gráficos cada vez melhores e uma jogabilidade muito boa.

Não a toa, Pro Evolution Soccer 6, de 2006, foi eleito,como analisar futebol virtual sportingbet2017, pela revista inglesa FourFourTwo, como o segundo melhor jogo eletrônico de futebol de todos os tempos, atrás apenas de Sensible World of Soccer.

A revista fez o seguinte comentário a respeito do jogo: "Melhor jogo da série PES, o jogo para PS2 revolucionou os games de futebol.

Além de passe e chute precisos, o jogo trouxe melhor movimentação dos jogadores sem a bola, estilos de corrida únicos para cada jogador, formas diferentes de cobranças de falta".[6]

Foi por volta de 2005 que a EA decidiu levar a série FIFA para o lado da simulação, que traz uma experiência mais fiel à realidade, ou seja, com dificuldades e peculiaridades que podem ser vistascomo analisar futebol virtual sportingbetreais partidas de futebol.

Assim, a EA conseguiu alcançar a liderança deste mercado a partir de FIFA 10, estabelecendo um novo nicho nos games de futebol.

A Konami abriu espaço para a concorrente com a falta de inovação.[12]

Apenas no Brasil o PES foi o game de futebol mais vendido neste período.

Segundo Edivaldo Junior, presidente da Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV), as versões piratas do PES (entre as quais os populares "Bomba Patch") possuíam competições como o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América, escalações semprecomo analisar futebol virtual sportingbetdia com as transações reais e narradores brasileiros, como Galvão Bueno, o que ajudou a Konami.

Para ele, "se hoje o Brasil é o mercado que mais vende cópias de PES no mundo, a Konami tem de agradecer à pirataria."[7]

Voltando alguns anos,como analisar futebol virtual sportingbet2000, Mia Hamm Soccer 64, da SouthPeak Interactive, para Nintendo 64, torna-se o primeiro jogo só com jogadoras de futebol feminino.

[13] Entretanto, o jogo foi convertido diretamente de um título de futebol masculino, Michael Owen's World League Soccer 2000, lançado somente na Europa.

Voltando ao ano de 2003, Pro Beach Soccer, desenvolvido pela "PAM Development", inovou ao ser o primeiro game de futebol de areia.

Novamentecomo analisar futebol virtual sportingbet2005, a EA Sports lança a série Fifa Street.

Com um enfoque mais voltado para os dribles (e não para uma partida de futebolcomo analisar futebol virtual sportingbetsi), o game chamou logo a atenção pelacomo analisar futebol virtual sportingbetabordagem mais descontraída do esporte.

O jogo colocava várias seleções famosas para disputarem partidas 4×4como analisar futebol virtual sportingbetcampos de rua.

Neste jogo, não era só gol que valia ponto: o "drible humilhante" também dava pontuação ao jogador.

Este enfoque de variação da linha dos jogos eletrônicos de futebol, buscando novos nichos, seria o ponto que marcaria a década seguinte.

Por fim, 2005 marca ainda o lançamento de Football Manager, que levou o 3D aos games de gerenciamento de equipes, que até então possuíam visual simplório.

Mais uma vez, esta polarização "Konami x EA Sports" deixou no anonimato alguns games inovadores, como Football Kingdom (Namco - 2004), que trouxe um sistema de passes mais completo do que tudo já visto até então, com opções de passar a bola pelo chão, por cima, com curva ou à frente do recebedor do passe, num lançamento, e inovador também nas animações e na física da bola; Sensible World of Soccer 02/03 (Sensible Software - 2002), que deu sequência a renomada franquia Sensible Soccer, de 1992]], com um visual renovado, e interessante para a época; e Red Card Soccer (Midway/Point of View - 2002) e seu futebol "mais pegado".

Em 2012, Este jogo foi eleito um dos 15 jogos esportivos mais violentos de todos os tempos.[14]

A década de 2010 é marcada pela presença - e busca - de alguns novos nichos no mercado.

É nesta década que começam a aparecer os primeiros Fantasy Games de futebol, como o Cartola FC.

[1] Além disso, é aqui também que aparecem os primeiros indie games para celulares e smartphones[15].

Dentre os quais, pode-se citar:

Score! World Goals - Seu objetivo é o de reproduzir jogadas reais de goos de jogos clássicos.

Para isso, antes de cada desafio, o usuário verá um mapa com a visão aérea do campo de jogo mostrando o trajeto da bola naquela jogada.

Head Soccer - é um jogo de futebol bem diferente.

São apenas dois jogadores, que jogam um contra o outro.

Só existem dois movimentos: ir para a direita, ir para a esquerda, pular e chutar.

Run Ronaldo Run - você controla o Ronaldo fenômeno emcomo analisar futebol virtual sportingbetforma mais redonda possível.

Nele você tem que desviar de obstáculos e chutar a bola antes que o argentino Crespo chute.

Em 2012, a EA lança FIFA 13, o primeiro game de futebol compatível com Kinect, PlayStation Move e Wii U GamePad.

Com o Kinect, por exemplo, é possível substituir jogadorescomo analisar futebol virtual sportingbetcampo ou mudar táticas e formações do time apenas com a voz, sem parar a partidacomo analisar futebol virtual sportingbetnenhum momento.

[16] Já com o PS Move, é possível direcionar os passes e chutes, além de organizar movimentos de outros jogadores que não estão com a bola.

[17] Por fim, com o Wii U GamePad, os players podem ver a ação da perspetiva de quem estácomo analisar futebol virtual sportingbetcampo, fazer pontaria com exatidão nos remates à baliza, levar companheiros de equipa que estejam próximos de si a marcar ou retirar a posse da bola a adversários e muito mais.[18]

Em 2013, Futsal Manager torna-se o primeiro manager de futsal.[19]

Em 2014, a EA Sports criou o FIFA World, que é uma competição dos jogos da franquia FIFA no universo dos e-sports.[20]

Em 2014, a Konami inovou, e seu PES 2014 foi o primeiro jogo dos consoles domésticos a conter a variante do Futsal.[21]

Em 2015, a Konami mais uma vez largou na frente.

PES 2015 tonou-se o primeiro jogo eletrônico de futebol do serviço de streaming da Samsung chamado GameFly.[22]

Tambémcomo analisar futebol virtual sportingbet2015, FIFA 16 torna-se o primeiro a conter equipes masculinas e femininas.

[13] O futebol feminino é mais cadenciado e menos explosivo que o masculino, e essas características estão preservadas dentro do game, já que trata-se de um game que tem como características ser um Simulador.[23]

Em 2017, com o FIFA 18, foi-se usado pela primeira vez,como analisar futebol virtual sportingbetjogos eletrônicos de futebol, uma personagem feminina controlávelcomo analisar futebol virtual sportingbetum modo História.[24]

Fora do oligopólio mantido pela EA e Konami, uma novidade de destaque foi Rocket League (2015), título inovador lançadocomo analisar futebol virtual sportingbetvárias plataformas no qual as partidas são disputadas por carros.

Tal proposta não é exatamente uma novidade no mundo dos jogos: Street Racer (1994), da Ubisoft, e Excitebike 64 (1999), da Nintendo/Left Field, já traziam modos de futebol motorizado; Rocket League, no entanto, foi o primeiro a ter esse modo de jogo como foco principal.

Lista com os Melhores de Todos os Tempos [ editar | editar código-fonte ]

Em fevereiro de 2017, a revista inglesa Four-Four-Two elegeu os 23 melhores Jogos eletrônico de futebol.

A lista, que conta como jogos de todas as épocas e todos os estilos, está abaixo[6]:

Lista de Jogos Oficiais da Copa do Mundo [ editar | editar código-fonte ]

O primeiro título licenciado pela Fifa foi World Cup Carnival, lançado para a Copa de 1986, no México.[25]

Desde 1997, a EA Sports detém os direitos de explorar a marca "Copa do Mundo FIFA"como analisar futebol virtual sportingbetjogos eletrônicos.[26]

Os primeiros jogos apresentavam apenas sons da estática quando havia um gol.

Mais tarde vieram os gritos das torcidas, o contato da bola com o pé do jogador (inicialmente "estático", ganhando depois contornos reais de um toque) e o apito do juiz.

Este quadro começou a mudar a partir da década de 1990.

Atualmente, esse processo evoluiu de tal forma que já há até um texto específico lido pelo narrador virtual, exaltando alguma das qualidades dos jogadores.[27]

Em Super Soccer (SNES, 1992) já era possível ouvir o grito da torcida, o grito de gol, o apito do arbitro e uma musica de fundo para animar mais os jogadores.

2 anos mais tarde, International Superstar Soccer inovou ao trazer mais falas do narrador.

Já era possível percebe-lo dizer "Yes!" "Gooool", "Kick off", "yellow card", "fault".

Em International Superstar Soccer Deluxe o progressocomo analisar futebol virtual sportingbetrelação à narração já é visível.

Nesta época, foram inseridos algumas falas na narração: "Long Ball" na hora de um passe logo, "Long shot!" pro arremate propriamente dito e algumas outras falas no andamento do jogo.

Mesmo as entradas mais violentas ganharam uma pergunta indignada do narrador: "No fault?"[27].

Super Sidekicks 3 - The Next Glory (Arcade - 1995) foi o primeiro a usar um narrador famoso do Brasil.

O escolhido foi Luís Alfredo, na época narrador do SBT

Campeonato Brasileiro 96, uma versão hackeada de International Superstar Soccer Deluxe trouxe uma narraçãocomo analisar futebol virtual sportingbetportunhol, com frases como "Grande jugada!", "Chutou, que lindo!"[27]

Em Winning Eleven 3, de 1998, já havia um narrador oficial.

Coube a John Kabira esta tarefa.

Porém, até aqui, os jogos de futebol que continham narrações, se baseavam apenascomo analisar futebol virtual sportingbetpoucas falas, como nos nomes dos jogadores, no grito de gol ecomo analisar futebol virtual sportingbetalguns lances com pequenas falas como: fault, yellow card, off side, red card, free kick, corner kick.

Coube a FIFA 99, inserir um leque bem considerável de falas nas suas narrações deixando o jogo com uma característica mais envolvente com narrações mais fluidas e que na época muitos fãs ficavam mais empolgados e passavam a sentir-se como se realmente estivesse no jogo.

A narração ficou a cargo do inglês John Motson, e os comentários com Andy Gray.[27]

Um ano depois veio a primeira narração oficialcomo analisar futebol virtual sportingbetportuguês, com o FIFA 2000.

As vozes ficaram por conta de Milton Leite (narração) e Orlando Viggiani (comentários).

Já a trilha sonora começou com FIFA 98.

Depois dele, este item se tornou peça importante dos jogos.

Lista de Narrações e Comentários Oficiaiscomo analisar futebol virtual sportingbetPortuguês [ editar | editar código-fonte ]

Jogos de Futebol com Garoto Propaganda [ editar | editar código-fonte ]

Jogos de Futebol com Nomes de Clubes [ editar | editar código-fonte ]

Jogos de Futebol Alternativos [ editar | editar código-fonte ]

Serão aqui elencados os jogos de futebolcomo analisar futebol virtual sportingbetque os jogadores são personagens de filmes, animes e desenhos de sucesso.

Ou seja, esses jogos buscam o público infantil.

Nesses casos a jogabilidade é estilo arcade e os personagens possuem vários super poderes.

Em 1990, ProSoccer 2190 (produtora: Vulture), do console Amiga, é um jogo de futebol futurístico passado 200 anos no futuro.

Dois anos depois, a SNK lançou Soccer Brawl, com um apelo parecido.

Trata-se de um jogo de futebol futurístico, onde o campo é fechado, os jogadores são ciborgues e não há faltas.

É quase uma pelada aonde vale tudo.

O primeiro jogo de futebol para consoles domésticos com este "apreço" foi Battle Soccer: Field no Hasha (SNES, 1992).

Nele, era possível jogar com Ultraman, Kamen Rider, Gundam e Godzilla.

Em 1993 veio Kunio Kun no Nekketsu Soccer League protagonizado pelos personagens brigões da série "River City Ransom".

Este jogo é bem parecido com Nintendo World Cup, de 1990.

Depois veio Tiny Toon Adventure: ACME All Stars, lançado pela Konami para Mega Drive e SNES,como analisar futebol virtual sportingbet1994.

Tambémcomo analisar futebol virtual sportingbet1994, a Capcom lançou Mega Man Soccer.

Aindacomo analisar futebol virtual sportingbet1994, Wild Cup Soccer, cujo objetivo é marcar mais gols ou matar mais jogadores do time adversário.

Para encerrar o ano de 1994, Dolucky's A-League Soccer traz como jogadores gatinhos e bichinhos fofinhoscomo analisar futebol virtual sportingbetcampo.

Em 1996, a Mizuki lança o vídeo interativo para o Sega Saturn "Isto é Zico: Zico no Kangaeru Soccer".

Em 2002, a Sega lança Sega Soccer Slam, com os seus personagens.

Em 2006, veio Super Mario Strikers, lançado pela Next Level Games para Nintendo Game Cube.

Um ano mais tarde veio seu sucessor.

Mario Strikers Charged foi desenvolvido para Nintendo Wii.

Em 2008, Inazuma Eleven, do Nintendo DS, foi desenvolvido pela produtora Level-5

Por fim, pode-se citar:

Jogos de Outros Gêneros Cujo Tema é o Futebol [ editar | editar código-fonte ]

Os jogos da franquia Captain Tsubasa (o primeiro foi lançadocomo analisar futebol virtual sportingbet1990, para NES) são jogos de futebol com elementos de RPG.

Ou seja, além de jogar uma partida de futebol, você também faz as vezes de técnico, onde se diz aos jogadores o que devem fazer – chutar, passar, dar carrinho, etc.

X the Ball (Arcade, 1992) - Com uma ficha, o jogador pode fazer 5 palpites para adivinhar onde que está a bola, por análise detalhada da visão dos jogadores.

Jogo de futebol ao melhor estilo Carmen San Diego.

Soccer Kid (SNES, 1993) - É um jogo de plataforma cujo objetivo é guiar um garotinho através de vários níveis a procura dos 5 pedaços da taça da Copa do Mundo que foi roubada.

A bola é usada como arma para eliminar os inimigos.

O garoto faz embaixadinhas, dá bicicletas e cabeceia a bola entre outras jogadas típicas do futebol.

Marko's Magic Football - Versão para Mega Drive de Soccer Kid.

Neste jogo seu objetivo é derrotar o Coronel Brown e suas criaturas do esgoto com a ajuda decomo analisar futebol virtual sportingbetbola de futebol mágica.

Go! Go! Beckham! Adventure on Soccer Island (GBA, 2002) - Jogo ao melhor estilo plataforma.

O personagem principal é o ex-jogador David Beckham, que usa seus superpoderes com a bola para derrotar os adversarios.

Jogos de Pinball com a Temática Futebol [ editar | editar código-fonte ]A.

G Soccer-Ball (1991) - Alvin G.

World Challenge Soccer (1994) - Gottlieb

World Cup Soccer (1994) - Midway

Flipper Football (1996) - CapcomReferências


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